RSS

Bombaim

PAÍS: USA
Ancestrais:
Birmanês x Pêlo Curto Americano
Origem:
Década de 1950
Opção de pêlo Longo:
Tiffanie preto
Índole:
adora convívio

Esta raça altamente característica foi criada em 1958 por Nikki Hornes, do Kentucky, A intenção era produzir um gato que se assemelhasse a uma patera negra em miniatura. A raça é de um tipo intermediário, mas uma diferença perceptível está surgindo agora entre os gatos originais, desenvolvidos nos USA, e os que estão sendo criados na Grâ-Bretanha, resultante da diferença no tipo de seus ancestrais Birmaneses. Reconhecido primeiro nos USA em 1976, o Bombaim ainda não obteve reconhecimento universal. A GCCF o inclui no grupo asiátio por causa de sua semelhança com o Birmanês.

O Bombaim é um gato que anseia por atenção humana, além de ser tolerante com crianças e cães. É, portanto, o companheiro ideal como gato de família.

A pelagem curta, tipo "couro envernizado", é uma característica distinta da raça, conrastada pelos olhos brilhantemente coloridos. Os filhotes podem ser de desenvolvimento muito lento, com marcas rajadas presentes em sua pelagem. Os olhos são azuis no começo, depois cinzentos e , finalmente adquirem uma cor intesa dourada ou cobre.

O Bombaim foi desenvolvido a partir da combinação de um Birmanês Sable e de um Pêlo curto americano preto. Hoje, embora a raça retenha a coloração do Pêlo curto Americano, também se assemelha muito ao Birmanês no tipo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS